A inflação e o sistema de cartazeamento
630      0

Inflação galopante e remarcação de preços sem parar. Era esse o cenário no auge da hiperinflação dos anos 80, quando os preços nos supermercados eram remarcados manualmente, várias vezes ao dia. A recente alta nos preços dos alimentos trouxe de volta as constantes remarcações nos preços e a lembrança daqueles tempos difíceis de inflação sem controle.

Embora o remarcador de preços – símbolo de um tempo de inflação sem controle – tenha saído de cena, exibir o preço correto na gôndola é necessário e obrigatório, e tem que ser feito de forma ágil, para que o lojista não fique sujeito às multas previstas na legislação que protege o consumidor. Hoje, o varejo tem à disposição uma tecnologia avançada que permite a atualização dos preços instantaneamente.

Com a divulgação das ofertas ocorre o mesmo. Os cartazes impressos continuam fortes nas lojas, sendo expostos até no lado de fora, nas fachadas e nos muros, em grandes formatos. E esse meio de comunicação de grande efetividade evoluiu, sendo agora possível substituir grandes quantidades de cartazes de ofertas em minutos.
Os sistemas de cartazeamento eletrônico tornam a produção de cartazes quase instantânea, pois utilizam templates de layouts conectados diretamente à base de dados de preços da loja. Basta entrar no sistema, selecionar o produto e o layout e mandar para impressão. Os dados do produto são preenchidos automaticamente.
O sistema também permite a montagem do cartaz manualmente, colocando as informações consideradas mais importantes, de forma customizada. Tudo isso reduz o retrabalho, as perdas de material e ainda ajuda na preservação do meio ambiente, já que dispensa o uso de papel.

A agilidade na remarcação dos preços e na divulgação das ofertas é necessária não apenas por conta da inflação. Outro benefício para o lojista que utiliza esse processo de produção de cartazes totalmente digital é o acirramento da concorrência.

Com a expansão das pequenas e médias redes, a concorrência está cada vez mais perto e torna-se necessário para o lojista, por exemplo, responder de forma imediata a uma oferta enviada ao seu cliente por outra rede, para que este não seja atraído e exposto a uma oferta de fidelidade em outro local. Nesse caso, a alteração do preço nesse mesmo produto e a geração automática do cartaz para exposição e envio tem que ser realizada da forma mais ágil possível, utilizando todo o potencial dessa nova tecnologia.

Com a inflação em alta, pesquisar preços é tarefa obrigatória para o consumidor que precisa economizar. O consumidor está cada vez mais atento e quando encontra um preço bom faz questão de espalhar a notícia para os parentes e amigos. A atualização imediata de preços e promoções é ferramenta indispensável para o varejo atento às necessidades do cliente. Nesse contexto, a tecnologia é mais uma aliada na divulgação rápida dos produtos com os melhores preços. Afinal, o que todo mundo espera ver nos supermercados é o preço cair.

Cristiano Anselmo é especialista em tecnologia e inovação para varejo e CEO da É PRA JÁ Impressões Inteligentes.

Mais informações para a imprensa

Ivone Moreira – jornalista

ImPauta Comunicação

19 9 9888 1804 / 19 4112 0033

ivone.moreira@impauta.com.br

Deixe um comentário