Usufruído pelo mundo inteiro, o telemarketing é um excelente canal de atendimento (sendo ele receptivo ou ativo), além de ser um meio de relacionamento direto com o cliente pode ser usado para diversas finalidades como por exemplo: Contribuir com a divulgação de qualquer produto ou serviço, sistema de cobrança, pesquisa de satisfação, etc.
No entanto, sabemos que nem sempre uma ligação de telemarketing é bem recebida pelo cliente e por conta disso elaboramos um post com dicas exclusivas para um time de telemarketing de sucesso! Confira nos parágrafos a baixo:
– Treinamento: Profissionais capacitados para lidar com o cliente!
Você sabia que uma boa venda começa antes mesmo da ligação? O profissional de telemarketing é responsável por representar a empresa, ele que irá exibir o seu negócio no mercado e por esse motivo é necessário que o atendimento seja impecável.
Para efetuar um atendimento de qualidade é necessário que o colaborador esteja calmo e seguro do assunto que será abordado sem demonstrar nervosismo ou dúvida, uma boa opção para garantir isso é oferecer treinamentos a equipe, deixando-os muito mais preparados para lidar com qualquer situação que possam enfrentar durante a ligação.
– Planejamento: Conheça seu cliente!
Outro ponto muito importante para o telemarketing é o atendente ter acesso ao maior número de informações possíveis e saber se o contato por telefone é realmente o mais indicado para determinado cliente, para avaliar isso basta analisar se o cliente disponibilizou o número por vontade própria e espontânea, como por exemplo: ao preencher um cadastro ou formulário!
Do contrário, as chances do cliente não atender a chamada ou dispensar o atendimento se tornam bem altas, nesse caso o contato deve ser realizado por outras ferramentas como: e-mail, WhatsApp, etc.
Planeje como a conversa deverá ser conduzida, após realizar o levantamento de informações (Nome completo do cliente, quais produtos ou serviços é de seu interesse/consumo, histórico com a empresa), preveja possíveis dúvidas que ele possa apresentar e elabore estratégias com base nessas informações.
– Script: Um roteiro de negociação!
Uma alternativa eficiente é ter um script, mas não basta apenas escrever o texto e entregar para que os colaboradores leiam durante o atendimento, desta maneira se torna robotizado e o cliente não irá querer dar continuidade a ligação! Desenvolva um script personalizado e dinâmico, mesmo que em algum momento o consumidor precise falar com outro atendente ambos estarão integrados sobre o assunto e não terá qualquer insegurança sobre a negociação.
Lembre-se que os primeiros 15 segundos são primordiais, eles definirão se o cliente vai se manter na linha ou se desligará no meio da conversa, por isso é importante ter clareza e objetividade nas informações.
– A criatividade como ferramenta!
Para conquistar o cliente vale tudo, por isso “Use&Abuse” da criatividade e inovação! É preciso sair da mesmice, elabore diferentes maneiras de abordagem, use um tom de voz engajador e motivador, transforme isso em um desafio para seus colaboradores! Depois faça um feedback e veja quais ideias geraram mais resultados!
– Monitore os resultados!
Atualmente existem diversas ferramentas que permitem medir o tempo médio de cada ligação executada pelos atendentes, esse monitoramento irá te ajudar a obter informações como: Os cliente permanecem na ligação até o final? , Qual a média de tempo necessária para que ele feche um negócio?, Quantas ligações são recusadas ou dispensadas?, etc.
Peça para que seus clientes avaliem o atendimento, monte um questionário ou solicite a avaliação por e-mail para que seja possível obter mais detalhes, essa avaliação será importante para identificar quais colaboradores precisam passar por melhorias, como também ajudará a identificar os que podem ser inspiração para os demais.
Agora que você tem um maior conhecimento sobre “SEGREDOS PARA UM TIME DE TELEMARKETING DE SUCESSO!“, basta colocar em prática! 🙂
SEGREDOS PARA UM TIME DE TELEMARKETING DE SUCESSO!
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