COMO DEVE SER FEITO O DESCARTE DE CARTUCHOS E TONERS?
2392      0

Você já se perguntou como deve ser feito o descarte de cartuchos e toners após o uso? Não é novidade que alguns resíduos são proibidos de serem descartados junto ao lixo comum, no entanto, é normal surgirem dúvidas como: há alguém responsável por recolher esse material? “Existe um modo correto de embalar esse tipo de lixo? “Onde devo eliminá-los? No blog de hoje te explicamos como deve ser feito o descarte correto dos suprimentos de impressão e os perigos que o descarte equivocado pode ocasionar no meio ambiente, confira nos próximos parágrafos.

> Os perigos do descarte equivocado:

Suprimentos de impressão após esgotados são considerados resíduos perigosos, o toner por exemplo ao ser descartado de forma incorreta libera metais pesados, gás metano e material pulverulento (pó de toner com partículas com dimensão inferior a 0,075 mm), materiais altamente perigosos para a saúde das pessoas e dos animais.

Além desses problemas, o descarte incorreto de cartuchos e toners pode causar altos custos para empresas e indivíduos. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ambas as partes são responsáveis pelo descarte adequado, caso haja relatos de descarte em local inadequado, a multa pode chegar a milhares de reais

Você pode registrar uma reclamação no Ministério do Meio Ambiente pelo telefone (31) 3246-0540 ou no Departamento de Urbanismo (31) 3246-0022.

> Como realizar o descarte de suprimentos de impressão de maneira correta?

1º – Verifique se o suprimento pode ser reutilizado: O mais importante para proteger o meio ambiente é reduzir a quantidade de resíduos. Essa tarefa envolve diretamente o reaproveitamento de materiais. Portanto, antes de descartar seu cartucho ou toner, verifique a possibilidade do material ser recarregável. Hoje, a maioria das marcas de impressoras possui equipamentos que podem ser reutilizados.

2º – Vede o suprimento: Se você reabasteceu o toner tanto quanto possível ou confirmou que o material não pode ser reabastecido, é hora de realizar o descarte adequado. Antes de procurar um local de descarte, faça a vedação do suprimento! Insira o cartucho/toner de tinta na embalagem e feche-o com fita adesiva. O material não deve ser aberto ou exposto à umidade.

3º – Procure os postos de coleta ou acione os fabricantes: primeiro verifique com o fabricante da impressora para entender como eles extraem o material. O processo mais adequado para este destino é o retorno à própria fábrica. Essa ação faz até parte da logística reversa, ideal para criar um ciclo semelhante ao da natureza, em que os materiais não se perdem, mas são reutilizados.

> Fazemos a nossa parte!

A ÉPRAJÁ Impressões Inteligentes é uma empresa sustentável com diversos projetos socioambientais, administrados pelo EPJ Connection Care. Entre muitos projetos, realizamos a logística reversa de cartuchos e toners, após o recolhimento dos suprimentos, conferimos se os mesmos estão realmente vazios e em seguida é feita a separação pelas marcas para serem devolvidos aos seus devidos fabricantes ou em casos de suprimentos compatíveis enviados para empresas de reciclagem.

Juntos transformamos pequenas ações em grandes resultados futuros e contamos com você nessa missão! Traga seus suprimentos até a nossa sede e garanta o descarte correto de seu suprimento! 🙂

Deixe um comentário