Se pesquisarmos no dicionário de inglês, vamos ver que a palavra “bug” significa “inseto”. Olhando por esse lado parece que não tem sentido utilizar esse termo na informática não é?
Por isso, nessa matéria vamos te contar a origem do termo “bug” e o seu impacto na indústria da tecnologia.
O que significa “BUG”?
O termo ‘bug’ é muito comum no mundo da informática, referindo-se a falhas que normalmente não podemos explicar, seja em um software ou hardware, atrapalhando o seu bom funcionamento. Essas falhas podem ser leves ou insignificantes, como um objeto atravessando o chão em um jogo, ou graves, como o vazamento de fotos pessoais, documentos confidenciais e até senhas de banco.
Origem do termo “BUG”
Mas qual é a origem do termo ‘BUG’? Existem diversas teorias sobre quando começaram a usar esse termo para se referir a falhas no mundo da informática, sendo a mais aceita aquela que afirma que ele começou a ser usado em 1947, pela programadora da Marinha, Grace Hopper.
Grace conta em seu diário que, após o computador da Marinha dos Estados Unidos MARK II apresentar falhas, foi encontrada uma mariposa presa nos contatos de um relé, justificando assim o mau funcionamento da máquina. Faz sentido agora, não é?
O mais famoso: O BUG do Milênio
Lembra do tão temeroso BUG do milênio? Ele assustou milhares de pessoas por volta da virada de 1999 para 2000. Mas por quê? O problema estava no campo da data. Os sistemas computadorizados da época utilizavam 2 dígitos para cada espaço de data: 2 para o dia, 2 para o mês e 2 para o ano. O BUG aconteceria na virada do milênio porque a ‘data limite’ desse sistema de datação era 31/12/99 e quando ocorresse a virada, iria para 01/01/00, e esse ’00’ poderia ser interpretado como 1900 em vez de 2000, desconfigurando assim diversos sistemas.
As consequências que eram previstas eram diversas: desde perda de dados até aviões podendo cair.
Resolução do problema
Dado esse cenário de caos iminente, governos e empresas arregaçaram as mangas e investiram bilhões de dólares para resolver o problema. Cientistas aposentados foram trazidos de volta, pois eram os mais entendidos na linguagem de programação que era utilizada: o COBOL. Só no Brasil, foram gastos cerca de US$ 32 bilhões, segundo o SBT.
Exagero?
É importante notar que alguns países, como a Itália e o Japão, não aderiram à teoria do caos gerado pelo ‘BUG do milênio’. Esses países não sofreram nada em relação ao BUG, o que reforçou a ideia de que todo o pânico gerado devido à falha foi um exagero e uma maneira das empresas lucrarem, pois, no final das contas, apenas alguns aparelhos domésticos e poucos sistemas foram desconfigurados, mas o problema foi resolvido em pouco tempo.
É Pra Já – Compras seguras é aqui!
Grandes ofertas e sem bugs é na loja.epraja.com.br!
Se você está em busca das melhores ofertas e promoções em computadores, periféricos, impressoras, suprimentos e muito mais, a www.loja.epraja.com.br é o lugar certo para você. Nossa loja online conta com toda segurança que você precisa na hora de fazer sua compra online!
Na loja.epraja.com.br, você encontrará computadores, hardwares, periféricos, impressoras, multifuncionais, toners, cartuchos e diversos produtos com as melhores ofertas para você!
Não perca tempo, visite agora mesmo loja.epraja.com.br e comece a economizar.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo Whatsapp (19) 99621-3831 ou envie um e-mail para marketing@epraja.com.br.
Economia já na É Pra Já!